sexta-feira, 7 de outubro de 2011

TRABALHANDO COM O KIDSMART

O pré do CMEI São João ganhou o kidsmart neste ano e para a turma foi a maior alegria, as crianças estavam na maior expectativa, pois levou uns dois meses para entrar na sala, não passava pela porta. Quando entrou foi uma festa, os pequenos estavam cheios de ansiedade.
Para começar os trabalhos com o kidsmart fizemos uma roda de conversa para apresentar a máquina às crianças. Em seguida fizemos combinados sobre os critérios que seriam usados para escolher as crianças que iriam usar o computador, quanto tempo e quantas vezes na semana.
Começamos usando coletivamente mostrando as partes que compõem o computador e seus nomes. Com toda a turma apresentamos alguns  jogos , suas regras e seus objetivos.
Ao iniciarem o uso do computador não conseguiam posicionar o cursor, tinham muita dificuldade em manter o cursor no lugar para então clicar, arrastar os objetos eram quase impossíveis, apenas umas crianças possuíam essa habilidade. Então introduzimos o uso do computador todos os dias nos cantos o que possibilitou a eles uma familiaridade com a máquina. Hoje possuem autonomia para movimentar o mouse, arrastam as figuras, montam objetos , escolhem o jogo que querem, trocam quando necessário e já manuseiam algumas ferramentas necessárias para andamento das atividades no computador.





As crianças estão começando a usar o teclado para a escrita do nome, sendo que alguns ainda necessitam do auxílio do crachá.
Através dos jogos pedagógicos, as crianças têm reforçado o seu aprendizado no que diz respeito às formas geométricas, seqüência, classificação, seriação, noções de grandeza, quantidade, relação quantidades-número, direção, cores. Com isso de uma forma prazerosa e dentro dos nossos objetivos, estamos ampliando o conhecimento das nossas crianças.
Trabalhando com o Projeto “Animais em extinção”, o computador tem sido um aliado muito significativo, pois, vem contribuindo para a realização de algumas atividades, como apresentação de fotos e vídeos de alguns animais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário